quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Aniversário de Manaus 24 de outubro de 1848



Imagine uma cidade dentro da floresta amazônica, à beira de um rio. Esta cidade existe e se chama "Manaus": é a capital do estado do Amazonas.

Manaus foi fundada há muito tempo atrás. Era apenas um forte feito de pedra e de barro, que os portugueses usavam para proteger o norte do Brasil das invasões espanholas. Em volta, moravam várias tribos de índios: os barés, os banibas, os passés. Também havia uma tribo chamada "manaós", que acabou dando nome à cidade.

Para ajudar a catequizar os índios, os portugueses resolveram erguer uma capela, em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, que virou padroeira do lugar. A pequena povoação foi crescendo e em 1832 surgiu a Vila de Manaus. Finalmente, em 1848, no dia 24 de outubro, a vila se tornou uma cidade.

Virou Cidade da Barra do Rio Negro. Alguns anos depois, resolveram finalmente chamar a cidade de Manaus.

Muito pertinho de Manaus fica o encontro das águas verdes do rio Amazonas com as águas escuras do Rio Negro, formando um desenho incrível.

E veio então a época da borracha, no final do século 19. A borracha é feita do látex e o látex é retirado das seringueiras. Como a borracha era importante e valia muito, vinha muita gente para comprá-la. Vinham navios do mundo inteiro. A cidade ficou muito rica. Construíram um teatro lindo - a Ópera de Manaus. Artistas da Europa vinham se apresentar no teatro. Havia muito luxo.

Mas quando o interesse pela borracha foi diminuindo, a cidade sofreu. Só muito tempo depois, entre os anos 1950 e 1960, com a criação da Zona Franca de Manaus, a cidade voltou a crescer, com a indústria e o comércio. O turismo também cresceu, e hoje Manaus atrai muitos visitantes. Manaus é uma metrópole, afinal, mas continua no meio da floresta amazônica.

A vida noturna é agitada, há as praias badalada de Ponta Negra, o Mercadão, que vende raízes, ervas medicinais e frutas que não dá nem pra imaginar, além de barcos que levam para toda a parte, sem falar em mais de dois mil tipos de peixe!

Nos últimos anos, os manauaras (como são chamados os nascidos em Manaus) estão comemorando o aniversário da cidade com um Boi-Manaus, uma espécie de micareta do Boi-Bumbá, que é uma festa tradicional do Amazonas.



(Lis Gomes in Facebook)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Hoje É o Aniversário da Minha Linda Cidade Manaus!!!!



Amigos Hoje É o Aniversário da Minha Linda Cidade Manaus. Comemorando os Seus 342 Anos de Mto Crescimento e Aprendizagem Com o Povo Da Floresta Encantada. Então Como Homenagem e Presente, Deixo o Lindo Poema de Anibal Beça. Desejando a Todos o Início de uma Ótima Semana e Um Feliz Aniversário Para a Minha Linda Manaus. Beijo Doce e Bom dia... :)


ABAIXO-ASSINADO DE AMOR A MANAUS

Toda cidade se habita
como lugar de viver.
Só Manaus é diferente
pois em vez de habitá-la
é ela quem me habita.

Queria esse privilégio
(ciúme comum de amante)
sem dividir com ninguém.

Mas além dos seus encantos
descobri que é generosa
na morada, em seu abrigo,
nos mimos de seus mistérios
há lugares para todos.

Aí se faz diferente
uma cidade de muitos
de bem querer singular
levada pelo Rio Negro
nas suas águas lavando
um caso de amor plural.

Por isso além do poeta
a paixão vai assinada
na firma de muitos nomes
e de outros enamorados
seus amantes habitantes:

TONINHO DO AMARELHINHO, MIZITO DA COMPENSA, CEIÇA DE FLORES, SONINHA DO ALEIXO, DENISOCA DO JAPIIM, FULUCA DO EDUCANDOS, SAGICA DE SÃO RAIMUNDO, BUDA DO MORRO DA LIBERDADE, MUNDICA DA CACHOEIRINHA, JUNINHO DO BAIRRO DO CÉU, COLÓ DE PETRÓPOLIS, BABÁ DO LÍRIO DO VALE, DODÓ DO TARUMÃ, CHIQUILITO DA PONTA-NEGRA, OSMIR DO QUARENTA, CELITO DAS CANDONGAS, JÔ DO BECO DO MACEDO, JONGA DE SANTA LUZIA, ONÇA DO PARQUE DEZ, NIBITO DAS LARANJEIRAS, ZEZÃO DO SANTO ANTÔNIO, MARANHÃO DO LUZ DE GUERRA, EDNELZA DA APARECIDA, NESTOR DA PRAÇA 14, TORRITO DE LA MANCHA, CÉLIO DE LAS CRUCES, CANDOCA DA PONTE DA BOLÍVIA, NATINHO DA PRAIA DOURADA, CHIQUINHO DO COROADO, PIPIRA DO ZUMBI, JURA DA CIDADE DE DEUS, CANDINHO DO JORGE TEIXEIRA, SARITA DO NOVO ISRAEL, MAZINHA DO MANÔA, LEÃOZINHO DO SHOPPING, BIBO DA ALVORADA., MESTRE ZINHO DO MAR AZUL, BONATES DO D. PEDRO, MANEL PINGUELETA, CAXANGA DE SÃOSEBASTIÃO, PETRONILA DA BICA, VAVÁ DA BAIXA DA ÉGUA, BIRA DOS REMÉDIOS, BOCA DE BILHA, QUASE LINDO DO PÊ DEZ, BATATA DO TEATRO, CALDINHO DO MERCADÃO, POETA POROROCA, DONA VALDETE DO TACACÁ, AZIZE DO QUIBE.



(Anibal Beça)

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Minha Fantasia...



"...porque minha fantasia ultrapassa tua dança..."





- Caio F. Abreu -


Bom Dia e Um Sábado Maravilhoso Amigos!
Beijo doce...



Lis!!

Tô Tirando Férias...



"Tô tirando férias, dando um tempo disso, chega de amar, chega de me doar, chega de me doer."





- Caio F. Abreu -


Bom dia e Bom Sábado Amigos!
Beijo doce...



Lis!!

Ser Tocado...




"É preciso acabar com esse medo de ser tocado lá no fundo.
Ou é preciso que alguém me toque profundamente para acabar com isso."





- Caio F. Abreu -


Meu Beijo Doce e Bom Sábado Amigos!
Fiquem Com Deus!



-Flor de Lis-

Ele Escolheu Ser Saudade...



"E entre tudo que ele poderia ser pra mim, ele escolheu ser saudade."





- Caio F. Abreu -


Beijo Doce e Bom Sábado Amigos!
Fiquem com Deus!



- Flor de Lis -

PS: Especialmente pra Victor Eustáquio!

domingo, 16 de outubro de 2011

Homenagem Especial ao Prof. Dr. Jorge Gregório...



‎"Fica aqui a minha singela mas de coração homenagem especial ao "Prof. Dr. Jorge Gregório..." Que dedicou toda a sua vida, na defesa da democratização da educação e na defesa da escola pública de qualidade (em especial no Amazonas).... Na formação de outros professores, pedagógos, pesquisadores, e na sua própria formação."


(Lis Barreto in Facebook)


"Infinita saudade do amigo Jorge Gregório... Na comemoração do dia do professor gostaria de compartihar um pequeno fragmneto de seu pensamento... “Rio, cidade maravilhosa, da Copa, da Olimpíada, onde eu, tu, ele, nós, pobres, mas, particularmente eu, Morro do Céu, do Amor, do Bomba, do Caramujo e principalmente, de raiva por ver as plântulas, frágeis, que ainda não frutificaram, que nem ao menos produziram flores miúdas e arroxeadas como pequeninas unhas de criança com frio, serem engolidas no sorvedouro de lama e de lixo que circunda a construção da civilização futura. [...] Morro de raiva da indignidade em que estão sendo jogados os operários em âmbito geral e os da educação, também. Há um sentimento de vergonha de ser robotizado, de ser apenas um apêndice da máquina, do livro, do data show. De ser o professor show. De ver a sala de aula que antes era o palco de atos acadêmicos se transformando em um picadeiro, passando de um teatro de alta categoria para um de mais baixa. Sinto pulsar em minhas veias a necessidade de tirar a máscara, de mudar a representação. É do contato forçado com esta tarefa desinteressante que nasce a ingenuidade, mas que também produz a astúcia. Na mudança de palco, neste ato da peça – tragédia? – os atores estão sujos, não têm mais imaginação ou inteligência. Estão despersonalizados. É uma imagem narcísica pálida, feia e miserável. É um sentimento de inutilidade que remete à falta de significação dos gestos e à indiferença. Este é o texto de um contexto de destruição quase total, meio genocídio, perpetrado pela conformação do capital”. [...] O esforço constante para superar o sistema do capital deve ser feito palas classes trabalhadoras. Somente esta tem força material para pôr fim ao impulso acelerado e destrutivo do capital enquanto estratégia hegemônica de organização e distribuição desigual da produção. Os problemas e contradições são tão fortes que não podemos ficar de braços cruzados esperando uma reflexão que venha de fora para dentro. A equalização tem que surgir de dentro para fora e dirigida pela classe trabalhadora”. Prof. Dr. Jorge Grgório da Silva"



(Luiz Sérgio Almeida In Facebook)

PS: Amigos até o dia da missa de sétimo dia (20/10) do meu querido amigo e Prof. Dr. Jorge Gregório. Estarei de luto e não publicarei no Blog "Em Nome Do Amor."

"Ser Professor é...



"Ser Professor é... como uma Mãe com centenas de filhos para educar e orientar na estrada da vida, como um Pai, sendo firme quando necessário, orientando nas decisões... como um Psicológo, tentando entender os seus problemas, um Mestre no seu ensinamento, um Amigo para acompanhá-lo, um Exemplo na sua conduta, um Companheiro para todas as horas!
Ser professor é não ter predileção, é ser humilde para aceitar e seguro para defender.
Ser professor é renunciar um pouco de si a cada dia, não só ensinar, mas também aprender!"

Meu carinho e respeito a todos meus professores!
E duplamente especial à minha Mãe e meu Pai ♥ —



(Jéssica Barreto in Facebook)

PS: Homenagem feita pela minha linda filhotinha, Jéssica Barreto. No meu dia tão especial Dia Do Profesor.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Seja Feliz!!!!






Beijo Doce e Boa noite Amigos!
Fiquem Com Deus!



Lis Gomes!!

A Mulher-Maravilha...



"Que, finalmente, o outro entenda que mesmo se às vezes me esforço, não sou, nem devo ser, a mulher-maravilha, mas apenas uma pessoa: vulnerável e forte, incapaz e gloriosa, assustada e audaciosa - uma mulher"





(Lya Luft)



Beijo doce e boa noite!
Xeiro gostoso diretamente da minha Floresta Encantada.. rs!



Lis!!

Com o Meu Pior...



"Sou egoísta, impaciente e um pouco insegura.
Cometo erros, sou um pouco fora do controle e às vezes difícil de lidar, mas se você não sabe lidar com o meu pior, então com certeza, você não merece o meu melhor."





(Marilyn Monroe)


Beijo doce de boa noite!
Xeiro gostoso diretamente da Floresta Enccantada.. rs!


Lis Barreto!!

Feliz Dias Das Crianças Filhotinha Ana Clara!!!!



Fillhotinha, Ana Clara... Linda da Mamãe... Amo-te de mais... Beijo doce e Seja mto Feliz... Feliz Dias Das Crianças... Obrigada, filhotinha Jéssica Barreto, pela linda homenagem a sua irmã... Mamãe, ficou mto feliz... Eu amei de mais, viu... Mandou mto bem, garota sangue bom, hein... rs.. :)





Beijo doce e lindo fim de tarde amigos!
Uma noite de quinta-feira iluminada pra vc!



- Flor de Lis -

PS. Publicada no Facebook em 12-10-11, na pagina oficial de Jessica Barreto!

domingo, 9 de outubro de 2011

O Incurável Do Centro Das Atenções...



"O tempo não cura tudo, ele só desloca o incurável do centro das atenções."




- Caio F, Abreu -


Beijo doce e boa semana!
Boa noite...



Flor de Lis!!

Cheio Do Vazio....



‎"Muito triste. Hoje o meu domingo foi cheio do vazio."




-Flor de Lis-


Beijo doce e Semana de mta luz e paz!
Boa noite...


Lis!!

Só Tem Mulher Quem Pode...



"Tenho apenas um exemplar em casa, que mantenho com muito zelo e dedicação, mas na verdade acredito que é ela quem me mantém.
Mulher vive de carinho. Dê-lhe em abundância. É coisa de homem sim, e se ela não receber de você vai pegar de outro.
Beijos matinais e um 'eu te amo’ no café da manhã as mantém viçosas e perfumadas durante todo o dia. Flores também fazem parte de seu cardápio – mulher que não recebe flores murcha rapidamente e adquire traços masculinos como rispidez e brutalidade.
Respeite a natureza. Você não suporta TPM? Case-se com um homem. Mulheres menstruam, choram por nada, gostam de falar do próprio dia.
Não faça sombra sobre ela. Se você quiser ser um grande homem tenha uma mulher ao seu lado, nunca atrás. Assim, quando ela brilhar, você vai pegar um bronzeado. Porém, se ela estiver atrás, você vai levar um pé-na-bunda.
Aceite: mulheres também têm luz própria e não dependem de nós para brilhar.
O homem sábio alimenta os potenciais da parceira e os utiliza para motivar os próprios. Ele sabe que, preservando e cultivando a mulher, ele estará salvando a si mesmo.
É, meu amigo, se você acha que mulher é caro demais, vire gay. Só tem mulher quem pode!"




~Luiz Fernando Veríssimo~


Beijo Doce e Bom Início de Semana!
Boa Noite...


~Flor de Lis~

E Nem Substituir Você Na Minha Vida...



"Eu poderia esconder tudo, e o resto ia ficar tudo bem, eu ia parar de sentir o que eu estava sentindo, que na verdade nem eu mesma sabia o que era. o tempo que precisamos, ajuda a pensarmos em como seria tudo sem o outro, mais nunca ia apagar tudo o que estava acontecendo, isso nunca ia amenizar com apenas um tempo. a novidade as vezes faz bem, pra vermos se é realmente aquilo que queremos, mais na verdade nenhuma novidade vai substituir o que eu sinto por voce, e nem substituir você na minha vida!"



~Flor de Lis~


Beijo Doce e Boa Semana Amigos!
Boa Noite...


Lis!!

É Justamente o Nada Que Dói....



"Dar um tempo é uma ilusão que não será promovida a esperança. Dar um tempo é tirar o tempo. Dar um tempo é fingido. Melhor a clareza do que os modos. Dar um tempo é covardia, para quem não tem coragem de se despedir. Dar um tempo é um tchau que não teve a convicção de um adeus. Dar um tempo não significa nada e é justamente o nada que dói."




~Carpinejar~


Beijo doce e boa noite!
Bom início de semana!


Lis!!

Apenas Sei que se Sentir que Não Crê mais no Amor...



"Desde que nos perdemos. Ando a esmo por aí, me colidindo. Me encontrar do momento em que foi embora para cá é um tormento. Me procuro nas ruas sem contudo me achar. Eu já minha não sou desde que deixou de ser meu. Por onde será que anda? Te imagino sozinho, eu sinto sua solidão. Sei que busca alguma coisa fora de nós, o que restou? Não consigo administrar as lembranças daquele temp...o que passou. Eu te vejo em meus sonhos, mas em quais verdades? Ficou um vazio enorme, o espaço nos separou. Como correr atrás de promessas? Aquelas que ebuliam nas nossas tardes travessas. Quantas vidas viverei até que de vez eu te esqueça, esquecendo o que vivemos se foi tão bom. Como te encontrar, como fugir com você dentro de mim? Estarei sempre aqui com dois corações batendo, uma sinergia infeliz já que só em meu pensamento você se faz presente. É a infelicidade com sobrenome saudade a melancolia que me aplacou. Não faço desleixo da dor nem descaso do que fomos e somos nos tornamos. Apenas sei que se sentir que não crê mais no amor, desisto agora de te ter de novo, pois de tudo que um dia fomos, acabou."


(Autor Desconhecido)

Beijo doce e uma doce semana, amigos!
Boa noite...

Lis!!

sábado, 8 de outubro de 2011

No Mais Íntimo De Mim...




"Eu queria trazer-te uns versos muito lindos colhidos no mais íntimo de mim..."





-Mário Quintana-



Ótimo Final de Semana Amigos!
Beijo doce, da sua amiga da Floresta Encantada.. :)


Flor de Lis!!

PS: Especialmente pra ao meu querido amigo e mais novo seguidor, Raphael Junior. Seja muito bem vindo, amigo!

Vontade De Amar Simplesmente...



"Voa um par de andorinhas, fazendo verão. E vem uma vontade de rasgar velhas cartas, velhos poemas, velhas contas recebidas. Vontade de mudar de camisa, por fora e por dentro ... Vontade ... para que esse pudor de certas palavras? ... vontade de amar, simplesmente."





(Mário Quintana)


Beijo Doce e Lindo Sábado!
Bom dia, Amigos...



Flor de Lis!!

PS: Publicado No Grupo Discordo Em Homenagem A Victor Eustáquio.

MATA-ME, SEDUZ-ME, POR FAVOR, TOCA-ME...



Não demores mais e, seduz-me.
a sonhar e desejar te amar ensina-me.
toda a minha pele pede, vamos, vamos, acarícia-me
quando teus beijos vestem meu corpo, leva-me.

Vem a mim, sim a tua alma, tenta-me.
e meus desejos e prazer, sente-me
paro, quero que me motives, estiga-me.
de meu sexo contigo compartilhar.

Sinto até o fundo tuas carícias, toca-me.
o percorrer das mãos pela pele, dedíca-me.
vale a pena amar-te nua, sente-me,
Sem deixar um só pedaço sem acariciar-te, guía-me.

Quando teus beijos vestem meu corpo, leva-me.
tenho vontade de saborear teu néctar, olha-me
de teu sexo, percorrer tuas entranhas, acarícia-me
de tua pele em meus lábios, devora-me.

De outras relações que tenhas tido, ardente, apossa-te
caí a noite em minhas costas, adentrar-me
quando penses que é muito amor, maldize-me
sim eu mereço todo teu amor, Mata-me.



(De: HOMENS MADUROS MATURE MEN)


Beijo Doce e Bom Dia!
Excelente Sábado Amigos...


Flor de Lis!!

O Espetaculo Da Natureza Amazônica "O Por-Do-Sol No Rio Negro."



"Eu segurei muitas coisas em minhas mãos, e eu perdi tudo; mas tudo que que eu coloquei nas mãos de Deus eu ainda possuo."




- Martin Luther King -



Beijinhos e Xeirinhos...


Flor de Lis!!

PS: Minha Linda Filhotinha Jéssica.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Por Aí...



"E mesmo sorrindo por ai, cada um sabe a falta que o outro faz."




- Caio F. Abreu -


Beijo Doce...


Lis!!

Amanhece....



"E ainda que as janelas se fechem meu Pai, é certo que amanhece."




- Hilda Hilst -


Beijo Doce e Bom Sábado Amigos!
Xero Gostoso Diretamente Da Floresta Encantada!



Flor de Lis!!

Romper Todos Os Lanços...



"Tanta vontade de viajar para bem longe, conhecer outras pessoas, ver outras paisagens, romper todos os laços, sem deixar endereço..."





-Caio F. Abreu -



Abençoado Sábado Amigos!
Beijinhos e Xeirinhos...



Flor de Lis!!

Amar e Ser Amado...



"Nada tem mais valor na vida do que amar e ser amado. Honra, prestígio, fama e riqueza são ninharias desprezíveis se não se tem amor. Se fores brindado com esse privilégio és o mais venturoso dos mortais. Cuida desse tesouro com todo o desvelo. Não terás outra chance nesta vida e nem outra vida para experimentar tão preciosa dádiva. Não permite que ele escape entre teus dedos por razão nenhuma, nem pela tranquilidade, nem pela segurança, nem pela prosperidade, nem por compromisso nenhum."




- Ernesto von Rückert -


Lindo Sábado Amigos!
Meu Beijo Doce...


-Flor de Lis-